13 de junho de 2011

NOSSA HISTÓRIA (I)


A ESCOLA MUNICIPAL IOLANDA RAULINO, situada Zona Norte desta capital, na Alameda Domingos Afonso Mafrense, nº6581, no bairro Poti Velho, foi fundada no dia 31 de agosto de 1984, durante a gestão do prefeito de Teresina Freitas Neto e do secretário municipal de educação Moaci Soares de Oliveira.

A escola recebeu esse nome em homenagem a Maria Iolanda Lobão Melo Raulino, que nasceu na cidade de União, no Piauí, no dia 11 de maio de 1935 e faleceu, em Teresina, no dia 02 de fevereiro de 1983. Iolanda Raulino, que era esposa do renomado médico e político Ludgero Raulino, com quem teve cinco filhos, teve uma vida de dedicada dona de casa e, participando de entidades sociais, cedo revelou o valor imensurável das pessoas caridosas ajudando as pessoas carentes desta capital. Pelo reconhecimento de sua visão social participativa, tal ilustre dama da sociedade piauiense recebeu essa merecida homenagem póstuma do governo municipal.


Iolanda Raulino, do pintor Clauberto, de 1984.


A princípio, para atender as comunidades do Poti Velho, Mafrense e adjacências, a escola oferecia somente vagas para o ensino fundamental, de 1º a 5º ano. Hoje, depois de quase trinta anos de existência, o oferecimento de vagas ampliou-se até o 9º ano, além de ofertas de 5º a 9º anos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno da noite.


Frente da escola na Alameda Domingos Afonso Mafrense.